Tendências do marketing digital para 2025
O ano de 2025 marca um novo capítulo no marketing digital. Com o avanço de recursos tecnológicos e mudanças no hábito de consumo, o setor evolui rapidamente, exigindo novas formas de engajar e interagir com o público.
De acordo com João Brognoli, CEO do Grupo Duo&Co, um dos principais conglomerados de marketing digital do Brasil, o ambiente cada vez mais competitivo e tecnológico que envolve o setor exige que as marcas busquem novas alternativas para a conquista de espaço. “Este ano o marketing digital deverá se fortalecer como um dos pilares para o crescimento dos negócios. Para isso, porém, será exigido melhores planejamentos, agilidade e foco nos reais interesses e necessidades do consumidor”, avalia o especialista.
Pensando nisso, ele listou as principais tendências que deverão moldar o marketing digital no ano e como as empresas podem se preparar para essas mudanças:
1. Inteligência Artificial (IA) e automação A aplicação da IA tem redefinido o marketing ao permitir interações mais precisas e personalizadas com os consumidores. Tecnologias como chatbots avançados, sistemas de recomendação e campanhas programáticas otimizam processos em tempo real, aumentando a eficiência em etapas como segmentação de público e execução de estratégias. Dados da Meta mostram que, no Brasil, 79% dos consumidores anseiam por experiências de compra personalizadas, evidenciando a necessidade de adotar essas ferramentas para atender às expectativas do mercado.
2. Marketing de vídeo e conteúdos dinâmicos Neste ano, o formado em vídeo continua sendo o formato mais envolvente quando avaliamos o engajamento, especialmente quando combinados com tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Conteúdos ao vivo e interativos também devem ganhar maior relevância, permitindo que marcas criem experiências imersivas e emocionais.
3. Busca por voz e pesquisa visual Com o avanço e proliferação das assistentes de voz, como Alexa e Google Assistant, a forma de interação entre os usuários e a internet tem se transformado a partir de um novo formato. As empresas também precisarão adaptar seu SEO (Search Engine Optimization) a essa nova realidade de pesquisas, que passam a ser feitas a partir da oratória e não somente pela digitação. Além disso, é preciso destacar que a pesquisa por imagens também será responsável por uma reformulação, exigindo que marcas invistam em aspectos visuais e otimização para tecnologias como Google Lens.
4. Privacidade e proteção de dados Diante do aumento das regulamentações sobre o uso das informações dos clientes, como a LGPD no Brasil, a proteção de dados se consolida como uma questão central no marketing digital. Mais do que nunca, marcas devem ser mais transparentes sobre como reúnem, armazenam e utilizam os dados, exigindo uma abordagem ética e responsável.
Fonte: economiasc.
Foto: divulgação