Não Melhore o Seu Processo. Transforme os Valores!

Nao_Melhore_seu_Processo_Transforme_os_Valores
Compartilhe este post:

Gerar soluções depois que o problema já aconteceu não é lucrativo.

Por: Paulo Eduardo Dubiel

O cliente não gosta de ser cobaia do processo de gestão, prefere manter um relacionamento comercial 100% satisfatório; quando é atendido em todas as suas expectativas, indica mais três novos clientes.

O princípio da satisfação total está acima da solução imediata dos problemas vividos pelo cliente no negócio.

Gerar soluções depois que o problema já aconteceu não é lucrativo, melhor é criar ações estratégicas que atendam todas as possíveis necessidades dos clientes e previnam as possibilidades de problemas; dessa forma o resultado é infalível.

Criar novas soluções e processos, sem reparar os erros cauterizados, é o mesmo que ficar “costurando remendo novo em pano velho”!

O papel da empresa é atender o cliente com excelência

Tem empresa que até premia o colaborador empenhado em resultados, outras concedem benefícios pelo reconhecimento etc. Para o empresário seguir as próprias convicções, ele necessita estar preparado para tomar decisões assertivas e aguardar o momento certo de movimentar suas ações.

Não adianta premiar e agradar o colaborador; todos necessitam reconhecer que o papel da empresa é atender o cliente com excelência.

Se você perguntar para qualquer pessoa: você prefere entrar num lugar e ter todas as suas necessidades atendidas em detalhes ou prefere ser incomodada por algo para depois ser atendida? Qualquer cliente com saúde emocional optaria pela primeira opção.

Empresas declinam por permanecerem reparando os mesmos erros

Empresas declinam e não alcançam seus objetivos por permanecerem reparando os mesmos erros.

Empenhar esforço no combate dos erros e no controle dos desperdícios, quando o conceito do processo está equivocado, é o mesmo que “costurar remendo novo em pano velho”!

Outro erro é aplaudir soluções imediatistas

É necessário avaliar e reparar a causa do problema e não apenas a sua consequência. Outro erro é aplaudir soluções imediatistas, geradas em função das necessidades diárias, pois a solução tem que ser duradoura.

Quando o erro está no conceito empresarial, formado na concepção do negócio, a empresa viverá tratando das consequências disso; enquanto a causa permanecerá maquiada. A solução é a transformação e a conversão dos valores operacionais, estratégicos e táticos.

Enxergar o problema antes de o cliente experimentar o erro

O resultado de análises sobre o ambiente interno da empresa demonstra que 95% das ações são movidas por necessidades, as outras 5% são ações estratégicas de criação.

O profissional consciente inverte essa posição criando 95% de estratégias para que não haja necessidades. Gerar resultados assertivos, enxergar o problema antes de o cliente experimentar o erro é fundamental.

O cliente não quer ter necessidade, prefere encontrar tudo que precisa – se tiver a intenção de se sentar, haverá a cadeira esperando por ele.

BLOG

Artigos Relacionados

Acesse mais de nossos artigos.
comments

Poste um comentário

Deixe sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *